sexta-feira, 3 de junho de 2011

Peñarol perde, mas está na final da Libertadores

Na última quinta-feira (2), o Peñarol perdeu para o Vélez Sarsfield, na Argentina, por 2 a 1. O time uruguaio venceu a partida de ida por 1 a 0 e por ter feito um gol fora conquistou sua vaga na final, o que não ocorria desde 1987. Com a classificação, o Peñarol mostra que o futebol uruguaio está voltando com força máxima. Santos e Peñarol reeditam a final de 1962. Naquela ocasião, os brasileiros levaram a melhor e levantaram a taça.

O Peñarol conquistou um resultado magro jogando em casa, 1 a 0 e sabia que, na Argentina, não teria uma missão fácil. O Vélez por sua vez, se mostrou um time muito nervoso desde o começo do jogo.

Os uruguaios começaram pressionando na casa do adversário. Martinuccio desperdiçou uma excelente oportunidade, melhor para o goleiro Barovero, que fez linda defesa. O Peñarol pressionava e o Vélez não tinha reação. Santiago Silva, até então apagado teve boa oportunidade e por pouco não abriu o marcador.

O gol saiu e foi do Peñarol. Aos 33 minutos, após confusão da zaga argentina, Martinuccio limpou a jogada e tocou para Mier. O meia bateu na saída do goleiro Barovero. 1 a 0 e festa uruguaia.

mier peñarol x velez (Foto: Agência Reuters)  (foto: Agência Reuters)
          (Martinuccio (esq.) e Mier (dir.) comemoram o gol do Peñarol)

O Vélez se desesperou por completo. Aos 41 minutos, para aumentar o drama, Martinez viu seu gol, legítimo, ser anulado. Na última chance do primeiro tempo, enfim, veio o empate. Após cobrança de falta para a área do Peñarol, Tóbio empatou, pegando rebote do goleiro Sosa. O Vélez precisava de mais dois gols para se classificar.

Segundo tempo agitado

Era óbvio que o Vélez partiria para cima dos uruguaios. Empurrados pela massa, os argentinos dominaram o jogo. O Peñarol poderia ter liquidado a partida, mas Oliveira perdeu um gol inacreditável. E como se diz no futebol, quem não faz, toma! No minuto seguinte, bola alçada na área do Peñarol, Martinez deu um lindo passe, de peito, para Santiago Silva fuzilar. Virada do Vélez, 2 a 1.

Falta apenas um gol para a classificação. O Peñarol se fechava com êxito e não deixava o Vélez assustar. O time argentino teve um jogador expulso. O zagueiro Ortiz deu uma chegada forte, levou o segundo amarelo e foi pro chuveiro mais cedo. Isso porém, não esfriou o Vélez que foi pra cima. Martinez, que estava fazendo uma belíssima partida sofreu pênalti. Era a chance, o gol que faltava. Bola nas mãos do artilheiro Santiago Silva, ele ajeitou, tomou distância, bateu e... Perdeu! Na hora da cobrança ele escorregou e mandou por cima, pra desespero da torcida.

O Peñarol se segurava, a pressão durou até o apitou final. Fim de papo no estádio José Amalfitani. O Peñarol está na final da Copa Santander Libertadores pela 10ª vez e busca seu sexto título na competição.

A primeira partida da final será em Montevidéu, no estádio Centenário, no dia 15 de junho. A volta está marcada para o dia 22 em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário