quinta-feira, 9 de junho de 2011

Vasco perde, mas é campeão da Copa do Brasil 2011

O Vasco conquistou pela primeira vez a taça da Copa do Brasil ao levar a melhor nas finais contra o Coritiba. No jogo de ide, em São Januário, o time Cruz-Maltino venceu o Coxa por 1 a 0 e precisava de um empate no jogo da volta. Na partida da última quarta-feira (8), no Couto Pereira, o Vasco perdeu para o Coritiba por 3 a 2. Mas por ter feito dois gols na casa do adversário, se sagrou campeão, conquistando um título inédito para o clube.

O Coritiba também buscava a taça pela primeira vez e tinha o apoio de seu torcedor para reverter o placar negativo da primeira partida. E não seria diferente. Pressão do Coxa no início da partida e Fernando Prass salvava o Vasco. Mas o Vasco foi segurando o ímpeto do adversário. Aos 11 minutos da primeira etapa veio o gol, do Vasco. Diego Souza e Éder Luis fizeram a jogada e a bola foi para o artilheiro, Alecsandro, só empurrou. 1 a 0, e festa de aproximadamente 4 mil vascaínos no Couto Pereira. O silencio na torcida do coxa mostrava a difícil missão da equipe, fazer três gols e não levar mais nenhum.

Aos 29 veio a esperança. Bola na área do Vasco, Jonas mandou na direção do gol e Bill, nas costas da zaga, completou. Era o empate, agora faltavam dois para o Coritiba levar a taça diante de sua torcida. Pelo lado dos vascaínos, Éder Luis tentava dar a resposta com jogadas pela direita. Mas sem sucesso. Do outro lado a pressão continuava. Enfim, aos 44 minutos a esperança voltou de vez. Davi e deixou para Rafinha, que bateu, Fernando Prass fez boa defesa, mas a bola voltou, limpa, perfeita, nos pés de Davi, que só escolheu o canto. 2 a 1, O Coxa precisava de um gol em 45 minutos para ser campeão. O Vasco, precisava se segurar ou fazer o segundo. Fim de primeiro tempo.

Na segunda etapa, logo aos 12 minutos, o balde de água fria na panela do Coritiba. Éder Luis arrancou pelo meio, bateu de fora da área, com efeito. Edson Bastos perdeu o tempo da bola, falhou. Era o empate Cruz-Maltino. 2 a 2. O Coritiba precisava de mais dois gols. Oito minutos mais tarde, Willian colocou fogo no jogo, típico de decisão. A zaga do Vasco afastou a bola, ele dominou, bateu, de fora da área, golaço! 3 a 2. Novamente um gol separava a taça do Coritiba. O Vasco estava se consagrando campeão e precisava manter a calma, a tranquilidade, segurar a pressão. E conseguiu. O Coritiba perdia as forças e o Vasco administrava o resultado. Aos 38, Rafinha jogou na área. A bola não foi para ninguém, Fernando Prass, tranquilo...deixou escapar e Bill, por pouco não botou na rede.

O Coritiba foi com tudo, deixando espaço para o contra-ataque, mas o Vasco não soube aproveitar. Nem precisava, Sálvio Espínola pediu a bola. Festa de milhões de vascaínos pelo Brasil, tristeza dos coritibanos. O Vasco conquista a Copa do Brasil pela primeira vez e está garantido na Libertadores do ano seguinte. Parabéns ao Vasco.

coritiba x vasco comemoração (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
(foto: André Durão / Globoesporte.com)
(Fernando Prass e Felipe levantam a taça, Vasco campeão!)

Time campeão: Vasco
Gols: Bill, Davi, Willian (Coritiba), Alecsandro, Éder Luis (Vasco)
Local / Público: Couto Pereira / 35.142

Nenhum comentário:

Postar um comentário